Bem-estar

02/03/2016 08h43

Cuidados com os tênis

Eles te levam para onde você for, mas você tem cuidado bem dos seus?

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Tenis 2

Sem sombra de dúvida os tênis são os grandes amigos de qualquer esportista. É basicamente impossível imaginar pessoas disputando corridas ou fazendo outras atividades físicas de alto impacto, sem calçados adequados.

Sem sombra de dúvida os tênis são os grandes amigos de qualquer esportista. É basicamente impossível imaginar pessoas disputando corridas ou fazendo outras atividades físicas de alto impacto, sem calçados adequados. Sua função é basicamente proteger pés, pernas e permitir a prática da atividade física.

Os tênis são projetados para que o impacto seja dispersado, fazendo com que as articulações não sofram. Poucos sabem, mas a força desse impacto com o chão pode chegar até três vezes o peso do corredor, por isso tênis de corrida e de passeio são tão importantes. Outro fator nos tênis é a flexibilidade da parte frontal: um tênis flexível tem maior aderência, aumenta a sensibilidade do atleta e ainda proporciona conforto ao usuário. Confira a seguir todos os cuidados necessários para cuidar dos tênis.

É importante ter dois pares

Seja para correr, seja para caminhar ou então para uma vida normal, é importante termos dois pares de tênis. Depois que usamos os tênis, seu sistema de amortecimento se altera devido aos impactos sofridos, dessa forma, para que o sistema volte ao normal e funcione com qualidade novamente são necessárias 24 horas de inatividade. Ou seja, enquanto um tênis se recupera dos impactos, devemos utilizar o outro.

Quanto dura um tênis?

Um tênis, tanto de corrida como casual tem uma vida útil entre 300 e 600 km, dependendo do estilo de vida da pessoa, peso corporal e da superfície em que é utilizado. Os tênis de pessoas magras tendem a durar mais do que os de pessoas mais pesadas. Corredores conseguem monitorar facilmente a quilometragem de seus pisantes através de aplicativos de corrida que dão a distância que já foi percorrida.

Quando é hora de trocar de tênis?

Os sinais de desgaste mais clássicos que demonstram que é hora de trocar os calçados são:

Dores

Dores nas canelas e nas articulações, bem como fadigas musculares são sinais de que o tênis pode ter perdido o amortecimento. Se, de repente, você começar a sentir esses tipos de dores, é hora de trocar seus tênis.

Sola desgastada

As solas devem durar mais que o amortecimento do tênis, dessa forma, assim que elas se desgastarem, é hora de aposentar o tênis e investir em um novo par.

Maior bem-estar

Lembra da história de ter dois pares de tênis? Ela se encaixa aqui. Se com um tênis você se sente melhor, mais leve, sem qualquer tipo de dores e no dia seguinte você troca o calçado e se sente mais cansado e apresenta algum tipo de dor ou incomodo, é hora de trocar o pisante que te fez sentir mal.

Como cuidar dos tênis de maneira correta?

Como todos os nossos bens requerem manutenção para continuar funcionando corretamente, com os tênis a história não é diferente. Alguns cuidados são necessários para que a vida útil do calçado seja mantida. Confira:

Limpeza simples

Na hora de lavar os tênis, simplicidade é a palavra de ordem. Não utilize produtos químicos elaborados. Um pano úmido, água e sabão de coco são suficientes para limpar o tênis de maneira adequada. Compostos químicos entram na estrutura dos tênis, ressecando-o e diminuindo sua funcionalidade.

Secagem

Após lavar o tênis o ideal é deixa-lo longe do sol. Tênis não devem ser expostos ao calor do sol ou colocados atrás da geladeira. Temperaturas elevadas tendem a ressecar e estragar as estruturas do calçado.

Armazenamento

Tênis necessitam de circulação de ar. Dessa forma, mantê-los dentro de sacos ou caixas não é uma boa ideia, prateleiras são os locais mais recomendados para deixar os tênis quando eles não estão sendo utilizados.

E aí? Sabia de todas essas informações sobre seus tênis? Como você cuida dos seus calçados?

 

 

X